15 de fevereiro de 2018

CRIATIVIDADE: TORNANDO O IMPOSSÍVEL POSSÍVEL


                         



"Onde é que se pode encontrar o teu próprio eu?
Sempre no mais profundo encantamento
que experimentaste"


Hugo von Hofmannsthal



A criatividade manifestada!


A criança, quando tem permissão para expressar livremente sua criatividade é: cantora, inventora, dançarina, desenhista, apresentadora, mágica, contadora de históricas, profissional de diferentes áreas... e, encontra com maestria, seus cenários e instrumentos das maneiras mais inusitadas e criativas.

De acordo com Mary Lou Cook: “criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir”. Nesta expressão, de múltiplas interações, atinge-se uma agradável sensação de missão cumprida, sentindo-se pleno e vivo para outra aventura.

Nesta cumplicidade com a criatividade, o impossível se torna possível, enriquecendo o ser que, enriquecido, torna-se aliado de si mesmo, do outro e do mundo.

A criatividade sufocada!

Desde cedo o tempo se encarrega de condenar a criatividade. Pobre criatividade que condenada desde cedo, recolhe sua chama, apagando o seu brilho e se escondendo no mais íntimo de cada ser, ficando um dia esquecida do próprio ser.

Quando o ser já não pode mais acessar sua criatividade, perdeu o sentido e sem sentido, se perdeu. A criatividade, no entanto, permanece sempre disponível, bastando com ela novamente se conectar. E considerando uma frase de Erich Fromm: “A criatividade exige a coragem de deixar as certezas de lado”.

Para finalizar, uma interessante palestra com Ken Robinson sobre o tema: “Escolas matam a criatividade?”.





Por Elza Pozzobon

Nenhum comentário:

Postar um comentário