7 de novembro de 2015

COMO EU SEI QUAL LIVRO É INDICADO PARA MEU FILHO(A)?





Quem nunca, durante a compra, teve dúvida em saber qual livro é mais indicado para uma criança?

Pensando nisso, o blog da Série Alacadun resolveu ajudar a todos que, assim como nós, gostam de ver crianças com livros nas mãos, e incentivar a leitura.

A literatura infantil possui um papel importante na vida das crianças, pois possibilita a oportunidade de conviver e viver o imaginário, ação original que somente cada um pode ter e estimular.

Lendo, uma criança adquire conhecimento real e também não-real das narrativas que lhes são apresentadas, seja através de imagens ou textos, possibilitando assim a "construção do seu próprio mundo". Mundo esse, repleto de fantasias, sonhos e histórias que podem surgir durante o simples, mas valioso, ato de ler.





Ler faz com que as crianças também façam uma leitura sensorial, por meio dos aspectos exteriores dos livros; emocional, expressando os sentimentos que a leitura pode provocar; e racional, usando a reflexão que conduz à construção do conhecimento. Além de ser fonte de prazer, estímulo e criatividade, proporcionando enriquecimento de experiências e de motivação à aprendizagem.

É por esses e tantos outros motivos que devemos saber - Pais, educadores e incentivadores - como escolher cuidadosamente um livro para as crianças.

Considerando a faixa etária como pressuposto para a classificação dos livros de literatura infantil, baseado ainda na psicologia dos estudos de Jean Piaget (1896-1980), veja a classificação abaixo, de acordo com o nível de compreensão de leitura, e acerte na hora de presentear uma criança ou adolescente com um grande livro!





CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS

FASE: Pré-leitura – desenvolvimento da linguagem oral. Percepção e relacionamento entre imagens e palavras: som, ritmo. 

INDICAÇÃO: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas.




A presença dos pais e incentivadores da leitura é importante nesta fase!

CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS

FASE: Leitura compreensiva – textos curtos. Leitura silábica e de palavras. Ilustração necessária: facilita associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete. 

INDICAÇÃO: Aventuras no ambiente próximo: família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias e problemas infantis. 


  

CRIANÇAS DE 8 A 11 ANOS

FASE: Leitura interpretativa – desenvolvimento da leitura. Capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil, com menor dependência da ilustração. Orientação para o mundo. Fantasia. 

INDICAÇÃO: Contos fantásticos, contos de fadas, folclore, historias de humor, animismo. 


CRIANÇAS DE 11 A 13 ANOS 

FASE: Leitura informativa, ou factual – desenvolvimento da leitura. Capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Introdução à leitura critica. 

INDICAÇÃO: Aventuras sensacionalistas: detetives, fantasmas, ficção cientifica, temas da atualidade, historia de amor. 


Vale lembrar que...

Esses parâmetros servem para uma possível aplicação na leitura, também considerando a forma de estágio de desenvolvimento da criança.

Segundo Piaget, a criança passa por fase de transição fundamental entre ação e operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. 




Aplicada ao desenvolvimento da leitura na criança, pressupõem-se, também, que o leitor passa por fases previamente determinadas. Respeitá-las e estimulá-las ajudará a criança a se desenvolver tanto cultural como intelectual e socialmente.

Agora que já sabe, quando for presentear uma criança com um livro - esperamos que não demore muito -, você não vai mais errar e com certeza fará uma criança mais feliz, com um livro certo para a idade certa.




Ah! E, é claro, conte com as histórias da Série Alacadun para incentivar ainda mais a leitura para nossos pequenos e pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário